terça-feira, 2 de outubro de 2018

DIÁLOGO ENTRE AMIGOS DE PENICHE


TRRIIIMMMM!!!
- Estou.
- Olá River, aqui fala o Santana Lopes, como vai isso?
- Muito pior do que esperava e tu, como vais de santanetes?
- Santa… quê?. Ó pá, cheguei aos sessenta e já estou velho para essas coisas.
- Qual velho, qual quê, com esse teu inconfundível ar chunga e o cabelo comprido atrás, que dá para fazer carrapito, não há santanete que te resista.
- Vai gozar com a tua prima
- Está bem, desculpa. Fiquei surpreendido por não teres concorrido à presidência do Sporting. Tinhas boas hipóteses.
- Recordas-te de que fui corrido da presidência pelo Roquette? Aprecio aquela expressão “Nunca voltes ao lugar onde já foste infeliz”?
- Estás a parafrasear e inverter o sentido da frase, mas serve. Lembro-te que também foste despedido pelo Sampaio, com justa causa, de primeiro-ministro (cargo que herdaste do Barroso) e estás a tentar chegar lá novamente. Até já te atreves a dizer que vais ganhar ao Costa.
- Quem? O teu amigo Costa? Estás com medo de falhar o Bloco Central se ele perder comigo? 
- Pronto, está bem. Então essa Aliança vai para a frente ou não?
- Meu caro River, a coisa foi muito difícil, porque conseguir as 12.000 assinatura em vez das 7.500 da lei, foi uma tarefa hercúlea e saiu muito caro.
- Caro? Porquê?
- Contratei um grupo daquelas pessoas que fazem de figurantes nos programas de televisão, estás a ver?
- Boa ideia. E então?
- Ó pá, 20 aéreos por cada assinatura e 30 por participação em sessões de esclarecimento (com palmas é ainda mais caro). Já viste a exploração de um pobre político?
- Flopes, as assinaturas de facto são caras, agora aturar-te numa sessão de esclarecimento e ainda ter que bater palmas? Até nem acho caro.
- Não achas caro?! Já viste o balúrdio que gasto para formar um partido novo?
- Pois, mas as massas que sacaste na Santa Casa dão para isso tudo e ainda sobra muito dinheiro. Por outro lado, já tinhas o PSD e não precisavas de formar outro partido. Só porque não tinha PPD no nome?
- River, River, não te admito que insinues que não sou uma pessoa séria.
- Não estou a por a tua seriedade em causa, trata-se apenas do aproveitamento de uma janela de oportunidade. Já agora, também fiquei surpreendido com o nome do partido. Porque não Aliança/PPD? Como gostas tanto da sigla PPD...
- Vocês é que sempre embirraram com a essa sigla, não sei porquê
- Ó Flopes, então onde estão os militantes e a sede do partido? Dava muito jeito, não dava?
- River, no que se refere à sede, contratei uma empresa que faz domiciliação num local nobre da cidade de Lisboa, atendimento de chamadas telefónicas, tratamento de correio eletrónico e disponibilização de sala de reuniões.
Quanto a militantes, contratei uns rapazes que criaram inúmeros perfis no Facebook e várias páginas. Deves ter constatado que, ultimamente, se assistiu a uma vaga de pedidos de amizade.  A partir daí, esses “voluntários” não só massacram o pessoal com publicações, como comentam tudo o que é possível. Para os comícios e sessões de esclarecimento, conto com os figurantes contratados.
- Ó Flopes, quanta modernidade. Assim, com umas massas generosas, qualquer português pode formar um partido, sem ter que ganhar eleições, coisa com que tu embirras. Segundo alguém dizia, até o Mickey Mouse te ganhava.     
- River deixa-te de gozo e vamos mudar de conversa. Como estás a dar-te com o pessoal do partido que te quer fazer a folha?
- Olha Flopes, caí na palermice de dizer que sou amigo do Costa, que não é preciso estar sempre a dizer mal do governo e tal e… lixei-me.
- Pois, mas para dizer mal já tens o Negrão. Vocês até parecem o policia mau e o policia bom. Por outro lado, o Costa até agradecia que não dissesses que és amigo dele. Os parceiros da Geringonça vieram logo com aquela do Bloco Central(BC), bla..bla..bla.
- Deixa lá os “dissidentes” “faladrar” porque o que eles querem é tacho e a garantia de um lugarzinho de deputado, de preferência europeu. Quanto ao BC, estou convencido de que as próximas eleições legislativas vão ser disputadas entre a Geringonça e o BC. Para ser mais rigoroso será entre Blocos; Bloco de Esquerda versus Bloco Central, com o PS como denominador comum.
- Calma que a minha Aliança também pode funcionar como denominador comum, hajam tachos que cheguem que nós estaremos na luta.
- Com tanta confusão de blocos, ainda ficas bloqueado, mas olha que “Aliança com os tachos”, até soa bem!
- Ó River, apesar de tanta pressão sobre o Costa, não conseguiste que a Santa Joana ficasse.
- Tudo culpa do Celinho que traiu a nossa confiança. Para compensar, espero que a nova PGR encontre os documentos dos submarinos e da Tecnoforma que desapareceram. “Entalar” a minha oposição interna e o CDS até seria uma boa ideia.
(Não percam os próximos episódios)
  

Sem comentários :

Enviar um comentário

Os seus comentários serão apreciados.